top of page
O que é a Ecovila Urbana?

 

Uma comunidade intencional, sustentável. Traz os conceitos e design de uma Ecovila para

um grande centro urbano.

Um lugar que é possível usar melhor da nossa energia para trabalhar pela comunidade e para a transição para uma vida sustentável. Um lugar de disseminação, uma Nova Visão de Mundo através da educação.

Uma comunidade que busca desenvolver a consciência, aprendizado e respeito ao próximo, encontrando através do consenso, caminhos pertinentes ao bem estar comum, sem afligir a individualidade dos envolvidos.

Viável ambientalmente, ecologicamente e economicamente, respeitando a identidade local.

O nome

 

O nome Ecovila urbana

Elísios, vem de “Eleusis”,

que significa“o lugar da

feliz chegada”.

Raiz semântica da palavra eh Eleph, que significa Libertação,a arte de liberta-se, compreender, viver e festejar o ciclo devida e de morte, onde a libertação acontece pela descoberta do caminho de autoconhecimento, autonomia e do reconhecimento deque somos parte de um Todo. Esse processo de libertação supera acompreensão de vida e morte, aceita e vivencia os renascimentos e os ciclos com harmonia e sentido de pertencimento.

 

O Lugar feliz da chegada é Oásis e ao mesmo tempo transitório,é inclusivo e ABUNDANTE. Seu o nome tem a sua base ancestralna Grécia, representada pela Deusa Demeter que personifica ocampo agrário e que significa Mae-Terra, seu símbolo, um feixe de trigo, uma única espiga de milho, que ao longo da históriade vida, passou a representar uma simbologia mais complexa e profunda, ligando-se ao ciclo da vida em relação aos homens e aos seus alimentos: A terra alimenta as sementes, que alimenta o homem que, ao seu tempo, morre e alimenta a terra. Nada morre no conceito de que tudo renasce através da terra. Deméter nas antigas comunidades agrárias tinha dignidade, autoridade e uma vida bastante gratificante, e é essa simplicidade, presença forte e gratidão pela vida que desejamos imprimir para a nossa Ecovila.

Um novo estilo de vida na cidade

Empoderando

a comunidade

 

Dando Asas á construção coletiva de auto-confiança e confiança  entre os membros da comunidade, propomos a qualidade das relações  como o pilar base de sustentação da comunidade.

 

Durante o processo de formação da comunidade distribuiremos a liderança de uma maneira dinâmica e com transparência estimulando o melhor de cada membro e procurando

substituir velhas estruturas repressivas por outras novas e libertadoras.

Visão de

MUNDO.

 

A visão de mundo da Ecovila Urbana Elísios, é sem julgamentos, é livre, inclui com amor e paz as diferentes visões de mundo.

 

Buscamos o equilíbrio, o “caminho do meio”, um caminho de transição para uma vida sustentável que se manifesta em um Mundo que começa a ser construído por cada um de nós e se expande gradualmente para nossas famílias, comunidades, cidade, pais e Gaia.

 

Nossa visão de mundo:

“Desenvolver a consciência, aprender a respeitar o próximo, a si mesmo e a tudo que nos cerca, construindo e compondo um ambiente harmônico inspirado na visão holística da sustentabilidade.”

 

 

Compreendemos a força que essas palavras têm em mantrar na atuação do grupo e nas comunicações que partirão do grupo, a nossa visão de mundo

 

"

"A verdadeira viagem da descoberta consiste não em buscar novas paisagens, mas em ter novos olhos."

 

Marcel Proust

"

O projeto da Ecovila Urbana

Acreditamos

 

Acreditamos na construção coletiva, em relações mais saudáveis e de confiança.

 

Acreditamos que em um ambiente de confiança somos capazes de promover a transformação e viver de acordo com nossos valores, de acordo com o que Somos. E que é possível viver em um Lugar onde não precisamos ocultar nossos sentimentos, um lugar onde podemos ser verdadeiros, porque acreditamos que a diversidade traz riqueza.

 

Acreditamos na redução de consumo de recursos de toda ordem, naturais e financeiros. 

 

Buscamos qualidade de vida, uma nova forma de trabalhar focando na gestão do tempo, na qualidade das horas dedicadas e não na quantidade de horas consumidas pelos deslocamentos na cidades e pela inversão de valores produzidas pelo atual sistema de trabalho, o inverso do ganha-ganha.

 

Acreditamos no trabalho como meio de promover recursos e subsidiar a vida e poder utilizar nosso dom á serviço do outro, usar nossa energia e afinco com o que nos trás alegria.

 

Buscamos, em um futuro próximo, mostrar para aqueles que de alguma maneira estão insatisfeitos (pessoas, empresas e governo) as diversas possibilidades dentro da sustentabilidade.

 

"

"

Lokah Samastah Sukhino Bhavantu

Que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes e livres, e que meus pensamentos, palavras e ações contribuam de alguma forma para a felicidade e liberdade de todos.

 

Mantra

“O próximo Buda não terá a forma de um indivíduo. O próximo Buda poderá ter a forma de uma comunidade; uma comunidade que pratique compreensão e bondade amorosa, uma comunidade que pratique viver com atenção plena. Isso pode ser a coisa mais importante a fazer pela sobrevivência da Terra.”

 

Tich Nhat Hanh

"

"

"

"

"A permacultura é uma filosofia de trabalhar com, e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema único produto."

 

Bill Mollison

Uma nova forma de viver, morar e trabalhar. A individualidade atrelada ao compartilhamento, de espaços, de atividades, de uma vida em comunidade.

 

Compartilhar, cooperar, estimular, promover e apoiar o ganha-ganha.

 

Criar, co-criar projetos e usar a rede já disponível. Gerar o intercâmbio de experiências, de conhecimento e reflexões com objetivo de desenvolver a economia local, bem como formar grupos fortes, adaptáveis e resilientes.

 

Estimular a reconexão de cada um com o que cada um pertence, e ampliar a rede de pertencimento, através da Visão de Mundo integracionalista com foco na comunidade e na sua biorregião.

 

Conheça os três indicadores de bem-estar na nossa comunidade:

  • Saúde

  • Alegria

  • Autonomia

 

bottom of page